quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Muros Modernos

Por todo o mundo há questões sociais que geram conflitos. Um deles é a construção de barreiras físicas que visam impedir a livre circulação das pessoas.

Em alguns países como o Brasil, estão sendo construídos muros, com objetivos diversos. No Brasil está sendo construído um muro na favela do Rio de Janeiro, onde o governo diz que é para impedir a devastação da mata Atlântica e diminuir a habitação em áreas de risco.

A construção desse muro está gerando muita polêmica. Algumas pessoas estão falando que estão construindo esse muro para isolar os pobres do resto da população. Sendo levantada a opinião de que é uma razão repressiva, considerado um sistema de contenção de populações, que, além de caro e antiestético, violento e repreensivo, não vai dar resultado.

Outra construção é um muro na fronteira seca entre o México e os EUA para impedir a imigração ilegal dos mexicanos para os Estados Unidos, calcula-se em 500 mil anualmente. Mesmo os mexicanos correndo risco de vida ao fazer esse percurso para ingressar nos EUA, milhares fazem esta travessia perigosa com a esperança de conseguir melhorar de vida.

Enquanto países constroem muros, os quais são causadores de conflitos sociais e muita polêmica, o mundo comemora o aniversário de 20 anos da queda do muro de Berlim, que separou durante anos a Alemanha oriental da Alemanha ocidental. Esta divisão representava a supremacia de duas potências mundiais e, sua queda representou a conquista da liberdade política, econômica, social e cultural do povo alemão.

Em nossa vida encontramos muitas barreiras, elas não têm o tamanho e espaços geométricos de um muro, mas são grandes o bastante para nos causar medo. Ao enfrentá-las nos deparamos com muitos obstáculos. Vivemos numa sociedade desigual e muitas vezes cruel. Às vezes sentimos dificuldades até em sermos nós mesmos, aí aparecem as barreiras emocionais, que para a maioria das pessoas são mais difíceis de enfrentar do que as barreiras físicas.

O futuro também se transforma em barreira. Preocupamos-nos com o que nos espera lá na frente. Nosso sucesso ou fracasso vai depender de como lutaremos contra os obstáculos que irão aparecer ao longo do nosso caminho.










Por: Catherine, Sidarta e Rodrigo.

Um comentário:

  1. Seria bem cômodo separar os "BANDIDOS" das pessoas de "bem". Esse é um novo apartheid, só que no Rio de Janeiro. Já que o caverão foi criado na Africa do Sul e hoje invade favelas, destruindo e matando. E a população aplaude (como diz Mc 2B)

    ResponderExcluir