sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Homens soterrados na Mina de San José

por Andressa,

O caso já completou 2 meses e já teve um desfecho, porém gostaria de falar sobre esse assunto.

Foram 33. 33 homens, mineiros, trabalhadores da mineradora responsável pela mina de ouro e carvão Mina de San José, no deserto do Atacama (Chile). Estavam trabalhando normalmente no dia 5 de agosto desse ano, no Chile, quando houve um desmoronamento no teto da mina que os deixou presos a uma profundidade de 700 metros da superfície. No dia 7 ocorreu um novo desmoronamento, o que dificultava ainda mais o resgate. Porém dia 22 foi confirmado que os mineradores se encontravam com vida, o que deixou as buscas mais intensas.

No começo estimava-se que demorariam longos quatro meses para resgatar todos os operários da mina. Primeiramente foi criado um tubo de ventilação e depois tubos permitiam que água e mantimentos fossem entregues aos operários. Esse mesmo tubo que antes era usado para a passagem de mantimentos, depois fora alargado para que pudessem retirar os trabalhadores.

Apenas dia 13 de outubro TODOS os trabalhadores foram tirados com vida, e a missão se concretizou com sucesso. Estão até correndo boatos, de que estão falando de direitos autorias para transformar o acidente em livros e filmes.

O estranho é você pensar como os trabalhadores se sentiram la dentro, uma hora estavam vivendo normalmente, cumprindo mais um dia de trabalho, e outra hora estavam soterrados à 700 metros da superfície sem saber se ao menos sobreviveriam, e quando finalmente sabiam que tinha uma grande chance de se salvarem, os foi estabelecido um prazo de quatro meses para que pudessem sair dali.

Muitos la deveriam ser pais de família, imagina como eles se sentiam longe de tudo, sem saber se sua volta seria certa, se conseguiriam vencer. E mesmo tendo saído bem de la, como eles passaram todo esse tempo? Em condições muito precárias eu diria. Pois apesar de receberem água e mantimentos, dormiam no chão, no frio, e só a agonia que deveriam estar sentindo, já se tornam pessoas muito importantes para mim, por terem desafiado todos os seus limites e serem homens extremamente fortes para aguentar tamanha pressão.

Agora eles vão passar por terapias, e vão receber toda a atenção da população e da mídia, e eu acho que isso um tanto merecido, pois eles deveriam receber uma recompensa por tudo que passaram. E é claro que tiveram por todo esse tempo, o apoio de uma dedicada equipe que fez com que as coisas se tornassem mais fáceis. Só espero que nesse tempo em que eles estão se recuperando, a mídia não caia matando em cima, e que isso não seja demais para eles, que eles possam encarar numa boa e que isso só traga benefícios para todos.


Créditos das imagens:
https://mail.google.com/mail/?ui=2&ik=f85270f389&view=att&th=12ba8c99d4b7e1e4&attid=0.2&disp=inline&realattid=f_gf92muzk1&zw

https://mail.google.com/mail/?ui=2&ik=f85270f389&view=att&th=12ba8c99d4b7e1e4&attid=0.3&disp=inline&realattid=f_gf92mx8a2&zw

Nenhum comentário:

Postar um comentário