domingo, 24 de outubro de 2010

Horário de verão

Por Carol Pires,

Galera,

Sabemos acabamos de entrar em um novo horário e teremos que nos adaptar a ele. Através deste texto buscarei falar um pouco sobre este horário e comentar curiosidades sobre o mesmo.

Este horário foi idealizado por Benjamin Franklin,no ano de 1784 nos Estados Unidos. Os relógios deveriam ser adiantados em uma hora para aproveitar a luz natural durante o horário de verão.

O horário de verão tinha como objetivo reduzir o consumo de energia, fazer com que as pessoas tenham melhor aproveitamento da luz natural e diminuir o gasto de luz elétrica durante o horário de pico (18 ás 21 horas), que é o horário em que o consumo é bem maior. Isso tudo garante que o país não sofra com problemas relacionados a falta de luz elétrica,pois a redução chega a ser de 4 á 5% .

Curiosidades:

1- Você sabe qual o ano que o Brasil usou pela primeira vez o horário de verão?

Foi no ano de 1931/1932 que ocorreu no Brasil o primeiro horário de verão. E em 1985,18 anos após sem sua instituição, o Brasil voltou a adiantar seus relógios em uma hora, pois houve uma queda do nível da água nos reservatórios da hidrelétrica, então esta pratica foi adotada e o horário de verão passou a acontecer todos os anos.

2- Por que o este horário só acontece no verão?

Pois é neste período em que o consumo de energia elétrica é maior, pois esta estação é quente e precisamos de uma melhor refrigeração, condicionamento de ar, ventilação... Além de ter os dias mais longo do que as noites.

3- Você sabia que em alguns lugares do Brasil não têm horário de verão?

É isso mesmo, muitos estados do Brasil, como os do Norte e Nordeste, por apresentarem pequena variação de luminosidade, não necessitam deste procidemento.

FONTE:

http://www.brasilescola.com/geografia/horario-verao.htm

IMAGEM:

http://eupintodevermelho.blogspot.com/2010/10/horario-de-verao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário