quinta-feira, 14 de outubro de 2010

A VERDADE DO CAPITALISMO

por Carol Pires,

Galera, resolvi escrever um texto com o objetivo de mostrar a situação em que nós nos encontramos hoje, por causa capitalismo.

As pessoas enlouqueceram, o mundo enlouqueceu. Ninguém sabe mais de seus valores reais como ser humano, apenas sabem, ou acham que é aquilo que têm. Mas este conceito foi construído a partir do modelo de sociedade imposto e que fazemos parte hoje, é como se houvessem construído um modelo de ser humano perfeito; um robô que tem dinheiro, carros, roupas de marca e tudo aquilo o que passa nos intervalos de televisão, sendo assim feliz. Feliz?

As pessoas acham que para serem felizes, ou que para fazerem parte da sociedade elas precisam ter tudo, ter o poder para comprar o necessário mais o desnecessário. Não possuem mais o senso nem a capacidade para perceberem o que é realmente necessário, e saem comprando tudo, mergulhando em um poço de dívidas. Tudo? Agora o que apenas tem é dívidas, e mais um monte de porcarias que passado um ano viraram lixo, pois não serão mais a tendência da moda e muito menos estarão ilustradas nos comerciais de TV.

Vamos acordar, está mais no que na hora de que os hipnotizados pelo sistema capitalista se liguem, e lembrem que na verdade são seres humanos, e que possuem seus próprios valores. Não podem ser comparados como bons ou ruins devido a marca ou o valor de uma calça jeans. São muito mais do que isso, ou podem ser. Como um homem pode ser atropelado distraído conversando com o "além" no seu celular de mentira? Esse é um exemplo de uma pessoa que realmente não sabe o seu valor, e se sente muito mais importante falando em um celular... Tudo o que passou na sua vida, tudo o que construiu têm o preço ou o valor de um celular?!

As pessoas não podem continuar com essa idéia de que é aquilo o que tem. Devemos olhar ao nosso redor, vejamos a pobreza, o desmatamento, as tragédias naturais e lembremos de que estes fatores são conseqüências de nosso modo de vida, de nossos conceitos. O sistema capitalista foi construído com o intuito de apenas gerar lucro incessantemente, produzindo cada vez mais, e levando cada um de nós a consumir muito mais do que necessitamos para viver.

Sem falar que tal sistema é o principal fator causador da desigualdade humana atual. Enquanto uns gozam de riqueza, outros morrem de fome.


Créditos da imagem: http://oprodutor.com/blog/wp-content/uploads/2010/02/Consumismo.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário