quinta-feira, 8 de setembro de 2011

O melhor nacional é o nosso!


por Heitor Machado
Como sou uma pessoa que gosta muito de esportes, principalmente de Futebol, decidi fazer um texto sobre o Campeonato Brasileiro de Futebol. Aquele que é meu passa-tempo dos sábados e domingos vai ter sua história e regulamento contados neste texto.

O Campeonato Brasileiro de Futebol, conhecido popularmente como Brasileirão, é o principal torneio entre clubes do Brasil, disputado anualmente desde 1959. O Campeonato Brasileiro define os principais representantes brasileiros nas competições Sul-Americanas. Nosso campeonato é conhecido mundialmente por ser o mais equilibrado do mundo; ao iniciar, temos no mínimo 10 equipes que lutam por título, diferente dos outros nacionais, que começam com 4 equipes buscando o caneco.

É realizado no sistema de pontos corridos, todos os clubes jogam entre si, dentro de turno e returno, no final a equipe que somar mais pontos é a campeã. O equilíbrio, e aquela história que não tem jogo fácil, faz do Brasileirão, na minha opinião, o campeonato mais legal de todos. 

Os clubes do estado de São Paulo foram os que mais trouxeram títulos, com 27 conquistados, Santos e Palmeiras: 8, São Paulo: 6 títulos e Corinthians: 4. Em seguida, os clubes mais vencedores foram os do Rio de Janeiro, que conquistaram 17 canecos, 5 para o Flamengo, 4 para o Vasco, 3 para o Fluminense e 2 na conta do Botafogo.

Nós, amantes do Futebol, só temos a agradecer ao Brasileirão. Disputado e inacreditável muitas vezes. Podemos nos orgulhar não só do nosso futebol bem jogado, mas também do nosso famoso Brasileirão!
Adaptado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Brasileiro_de_Futebol

Nenhum comentário:

Postar um comentário