quinta-feira, 7 de junho de 2012

Dia dos namorados


por Beatriz,
                                                                                                       
O Dia dos Namorados é uma data comemorativa,                                                      não oficial, destinada aos casais de namorados, pretendentes e apaixonados. É tradição a troca de presentes, bombons e cartões com mensagens de amor entre namorados ou pessoas que se amam. Aqui no Brasil, esta data é comemorada em 12 de junho. Em outros países, como nos Estados Unidos, por exemplo, a comemoração ocorre em 14 de fevereiro (Dia de São Valentim – Valentine’s).

O dia dos namorados foi produzido no Brasil, em 1950, pelo publicitário João Dória, quando ele criou um slogan de apelo comercial que dizia  ´´ não é só com beijos que se prova o amor ``. Na época ele era presidente da Standart Propaganda, responsável pela campanha publicitária da loja Exposição Clípe (uma das mais modernas da década de 40). Como junho era um mês de vendas baixas, eles decidiram comemorar a data nesse mês e ainda escolheu a véspera de Santo Antônio, o santo casamenteiro, como o Dia dos Namorados.

No dia dos namorados tem um grande aumento nos lucros do comércio fazendo essa simples data comemorativa uns dos momentos alvos do comércio, foram precisos muitos anos para que a data se tornasse sinônimo de romantismo e, é claro, de consumo. Atualmente o Dia dos Namorados é a terceira melhor data comemorativa para o comércio. Só perde para o Natal e para o Dia das Mães.

Fontes:

2 comentários:

  1. Não é horroroso que na nossa sociedade as pessoas comemorem coisa qualquer apenas para dar mais dinhero ao comércio?

    ResponderExcluir
  2. concordo com a julia

    ResponderExcluir