quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Em busca da saúde ideal

por Luisa,
           
            Todos sabem que é importante ter uma vida saudável, porém nem todos levam a vida assim. A geração atual de adolescentes vem mantendo uma alimentação irregular, no caso, trocam os alimentos saudáveis por lanches rápidos tais como frituras, salgadinhos, refrigerantes entre tantos outros, muitas vezes por serem “mais gostosos”, porém não pensam na consequência que aquilo irá lhe trazer no futuro.“Muitos componentes da alimentação dos brasileiros são associados ao desenvolvimento de doenças como o câncer, problemas cardíacos, obesidade e outras enfermidades crônicas, como o diabetes. Por isso, alimentos ricos em gorduras, como carnes vermelhas, frituras, molhos com maionese, leite integral e derivados bacon, presuntos, salsichas, linguiças, mortadelas, entre outros devem ser ingeridos com moderação”, como diz no site: http://www.brasil.gov.br/sobre/saude/cuidados-e-prevencao

O Ministério da Saúde lançou o Guia da Alimentação Saudável. Na publicação estão os dez passos para uma alimentação saudável. São eles:

• Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e faz bem à saúde.
• Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis.
• Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.
• Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas como regra da alimentação.
• Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.
• Beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.
• Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.
• Faça pelo menos três refeições (café-da-manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.
• Inclua diariamente seis porções do grupo dos cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos em sua forma mais natural.
• Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

Este é o site para os adolescentes que querem mudar seus hábitos alimentares, os 10 passos, fica a dica : http://189.28.128.100/nutricao/docs/geral/10passosAdolescentes.pdf.

A geração atual tem costumes muito diferentes do que no caso a geração passada tinha na adolescência,como por exemplo, ainda andavam de bicicleta, praticavam esportes, tinham uma alimentação diferenciada, e na atualidade os jovens não gostam muito da ideia de fazer uma trilha, uma caminhada, um esporte. É tudo questão de manter uma atividade física e manter uma boa alimentação que tudo na sua vida melhora a pele, o humor, a respiração e a disposição. São mudanças pra não se arrepender!

Nenhum comentário:

Postar um comentário