sábado, 31 de agosto de 2013

A Lenda Da “Luz do Espigão”

Por:Vitor Fernando da Silva

Há muito tempo atrás uma comunidade vivia tranquilamente em um pequeno vilarejo bem abaixo de uma montanha, a montanha do espigão (localizada em Garopaba, Santa Catarina). Nessa montanha vivia uma família que se sustentava plantando milho em sua própria plantação. Essa família vivia isolada de todo resto da civilização, como ninguém tinha contato direto com ela se especulava várias coisas sobre o que eles poderiam estar fazendo isolados de todo resto. Alguns falavam que eram bruxas, outros falavam que eram fantasmas, mas ninguém tinha certeza de quem eles eram e o que eles podiam estar planejando.

 Foi aí que eles tiveram uma ideia, eles decidiram botar fogo na plantação de milho da família fazendo assim com que  eles saíssem e fossem ver o que estava acontecendo, e bem nessa hora os moradores da pequena civilização poderiam averiguar quem eles eram e o que estavam fazendo ali. O plano foi colocado a prova e na semana seguinte em noite de lua cheia os moradores começaram a agir, os habitantes se embrearam na plantação e se posicionaram para que na hora do  sinal eles começassem a queimar a plantação, foi esperado até que não se ouvisse nenhum barulho em toda plantação e nesse momento foi dado o aviso, os moradores começaram a queimar a plantação mas as chamas ficaram incontroláveis e partiram para perto da casa da família que era feita de madeira. Era óbvio que esse não era o objetivo dos habitantes, todos começaram a gritar tentando avisar de alguma maneira as pessoas que ali estavam prestes a serem queimadas vivas, mas não adiantou só se ouvira agora gritos de desespero das pobres pessoas que moravam naquela casa, nada podias-se fazer pois o vilarejo estava longe e não havia maneira de apagar o fogo. Ao nascer do sol os habitantes foram averiguar outra vez o local mas dessa vez não encontraram nada só o resto de toda destruição que eles haviam causado a família que nem se quer sabia o que estava acontecendo.

Passaram-se 40 anos e o vilarejo agora se tornou uma cidade, tudo mudou, mas a montanha continua lá intacta desde o incidente.  Agora a montanha apelidada de “morro do espigão’’ e segundo relatos assombrada pela “luz do espigão” apelidada carinhosamente pelo povo que ali mora. Acredita-se que essa luz seja o espírito remanescente da família morta queimada a 40 anos atrás, esse espírito ronda a montanha noite sim e noite não, várias pessoas já viram esse espírito e ninguém tem coragem de ir até lá, dizem que por onde a “Luz do espigão” passa ela deixa o terreno quente quase fervendo mas não o queima deixando assim um rastro de calor lembrando  a noite de tanto sofrimento para a família que vivia na montanha do espigão.


Essa história é baseada em fatos reais, o morro do espigão existe e com esse mesmo nome, relatos de habitantes que moram ali perto  falam que a “luz do espigão’” existe, todos ali tem alguma história para contar do dia que avistaram pela primeira vez a “luz do espigão”. Ninguém até hoje foi verificar de perto se realmente a luz do espigão existe mas o que não falta são relatos que comprovam de alguma forma a lenda da “luz do espigão” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário