sábado, 3 de agosto de 2013

Meios de transporte

por Claudia,

Desde começo dos tempos, com o início  de vida inteligente em nosso planeta, os humanos vem enfrentando a necessidade de locomoção, seja para transportar cargas, ou para própria locomoção. Antes de haver uma forma de se locomover com maior eficácia, o jeito era contar com a caminhada. Mas a medida que fomos nos desenvolvendo intelectualmente, o meio de se transportar foi aperfeiçoado com a criação de algo que os ajudassem: segundo estudiosos o primeiro meio de transporte criado foi aquático, por meio de cortes de árvores, e assim criando botes e canoas que facilitavam muito a travessia de um rio ou mar. Já o primeiro meio de transporte terrestre acredita-se que tenha sido o trenó, formado por uma prancha de madeira e puxada por animais domésticos como o cachorro.

Algo de extrema importância para a evolução na maneira de se transportar foi a roda, seu uso sendo melhorado e adaptado até chegar nos dias atuais, encontrando-as principalmente em carros, que é algo que utilizamos intensamente.

Com a evolução da humanidade a necessidade de se obter um transporte específico foi crescendo, e com isso aumentando a variedade de opções de transporte, sendo que atualmente contamos com quatro tipos: os terrestres, que incluem bicicleta, caminhão, carro, metro, ônibus e trem. Os aquáticos, que são canoas, barcos, navios, etc. Os aéreos, que são os aviões, helicópteros e balões. E o quarto tipo é uma prova de que a necessidade de se obter diferentes formas de transporte vai crescendo e sendo atendida: o meio de transporte dutoviário, que é responsável por transportar substâncias gasosas líquidas ou sólidas por meio de tubos ou dutos por exemplo de um país ao outro.

Também vem se tentando sempre ter uma maior segurança na locomoção, já enfrentamos milhares de mortes causadas por todos os meios de transporte. Uma curiosidade em relação a isso é o meio de transporte considerado o mais seguro do mundo: o elevador. Isso mesmo, mesmo muitas pessoas não o considerarem um meio de transporte, ele é o que conta com uma maior segurança. O oposto da bicicleta, que é o que mais causa mortes no trânsito.

Mas mesmo sabendo que ao utilizar algum meio de transporte correremos riscos, é inevitável! Pois é praticamente impossível imaginar nossa vida sem nenhum meio de transporte, seja para ir até o mercado, a praia, a escola, viajar, ou ainda encomendar coisas, não conseguiríamos ficar sem!




Fontes:
http://meios-de-transporte.info/mos/view/Hist%C3%B3ria_dos_meios_de_transportes/

http://www.escolakids.com/meios-de-transporte.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário