domingo, 4 de agosto de 2013

Como a lua afeta sua vida

por Claudia,


Quem nunca ouviu falar que há um período certo da lua para fazer determinada coisa? Eu por exemplo já ouvi falar que a lua influencia no mar, na pesca, na plantação, em dietas e até em corte de cabelo. Será verdade ou apenas mito?

O professor Enos Picazzio, do departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo nega que a lua exerça qualquer influência sobre cortes de cabelo, mas admite que influencia no mar, pois a lua exerce uma força gravitacional na Terra, assim ‘’puxando’’ a água, e formando a maré, e afetando muito fortemente a vida marinha.

Quanto a influência na plantação, realmente muitos agricultores adaptam seu calendário conforme as fases da lua, assim esperando melhores resultados.

Há gente que acredita tão cegamente que a lua afetará sua dieta que foi criada até a ‘’dieta da lua’’, que  funciona basicamente da seguinte maneira: sempre que a lua mudar de fase, a pessoa deverá passar 24 horas consumindo apenas líquidos. Mas há gente que alega que seja tudo uma fraude: o dermatologista Paulo Zubaran explica que isso é um antigo mito:  "As pessoas formularam o seguinte pensamento: se o corpo humano é constituído por 70% de água, por que não poderia sofrer também a mesma influência que a Lua exerce sobre as marés?" Mas este pensamento é errado, pois  a lua exerce tamanha influência sobre os mares devido a sua grande massa, diferentemente de nós humanos, portando não funciona igual para nós.

E você já ouviu alguma outra crença relacionada a lua?

 Acreditar ou não? Fica a seu critério!

 Fontes:
http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/10-curiosidades-sobre-a-lua/10-curiosidades-sobre-a-lua-01.htm

 http://www.dietaesaude.com.br/dietas/4-dieta-da-lua

Nenhum comentário:

Postar um comentário