sábado, 21 de setembro de 2013

Artes marciais nas aulas de Educação Física

por Pablo,

Entrevista realizada com o Professor Paulo Roberto Brzezinski, licenciado em Educação Física pela UFSC (1986) e mestre em Educação pela UFSC (2002). A entrevista trata sobre a necessidade de implementar artes marciais nas aulas de Educação Física. E o questionamento é o que fazer para colocar no currículo de Educação Física esta modalidade esportiva.

A escolha do assunto  da entrevista, é porque acredito que este esporte deve ser praticado. Além de bom para várias coisas ajuda a pessoa a ser mais calma e deixar de ser sedentária.

Nosso entrevistado atualmente é professor e tem experiência na área de Educação escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física, educação pública, participação e currículo.

ENTREVISTA

O QUE VOCÊ, UM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ACHA DE COLOCAR UMA PRÁTICA DE ARTES MARCIAIS NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA?
Resposta:
Olha, as artes marciais estão dentro do conteúdo da Educação Física que se considera lutas.  Porém tem uma questão que a gente sempre tem que colocar:  marcial remete à preparação para a guerra. Preparação para uma luta, que a princípio, uma disputa de uma supressão pelo outro que pode ter como referência até a morte de um dos adversários. Então enquanto arte marcial eu acho que tem que ser relativizada a inclusão dela na Educação Física. Agora, enquanto elemento de luta, estudar a questão das lutas, e fazer adaptações que a gente chama ‘dar um trato pedagógico’ nas atividades e acrescentar algumas das habilidades,  que  tem na sua historia, que foram desenvolvidas como arte marcial, eu acho fundamental, na verdade... não como um  componente assim, como uma atividade a ser realizada, judô, karatê, taekwondo, tai chi chuan, mas, incluir nas aulas de Educação Física movimentos e atividades e habilidades que são utilizadas nas lutas e artes marciais de maneira geral. Além de estudo de karatê histórico e cultural sobre elas.

O QUE SERIA PRECISO PARA REALIZAR A PRÁTICA DE OFICINAS DE ARTES MARCIAIS NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO?
Resposta:
Eu acho que primeiro seria necessário encontrarmos professores que já tivessem feito adaptação  das artes marciais para ambiente escolar. Sempre lembrando: as academias que trabalham com artes marciais elas têm geralmente por objetivo treinamento para disputa com outras academias. E este não deve ser o foco da Escola. Então teria que haver uma adaptação dos procedimentos e das técnicas utilizadas pelos professores pra isso. E segundo teria que haver um bom trato pedagógico, um bom trabalho com os alunos, para que o aprendizado de elementos de luta não se caracterizasse como uma preparação para a guerra, preparação para brigas.

CRÉDITO DA IMAGEM:

http://imguol.com/2013/04/19/capa-facebook-artes-marciais-1366408997752_851x315.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário