terça-feira, 17 de setembro de 2013

NATAÇÃO UM ESPORTE COMPLETO E IMPORTANTE

Por Pablo,

Na  antiguidade saber nadar era mais uma arma de que o homem dispunha para sobreviver. Os povos antigos eram perfeitos nadadores como, por exemplo: egípcios, fenícios, ameríndios e entre outros. Muitos dos estilos foram desenvolvidos a partir das primeiras competições esportivas no séc. XIX e basearam-se no estilo de natação da Austrália e indígenas da América.

Na antiguidade grega e romana o interesse era o culto pela beleza física. Os gregos fizeram da natação um dos exercícios mais importantes para o desenvolvimento do corpo, onde era incluída no treino dos guerreiros. Em Roma, Platão afirmava que o homem que não sabia nadar, não era educado.

No Brasil, a natação foi oficialmente introduzida em 31 de julho de 1897. A partir daí projetou-se  internacionalmente com nadadores que tiveram marcas mundiais, como Ricardo Prado, Gustavo Borges, Fernando Scherer e atualmente Cesar Cielo.

Os estilos de natação dividem-se em quatro modalidades crawl, costas, peito e borboleta. Uma curiosidade sobre a natação é que, no Brasil, a primeira competição oficial que se tem registro é a travessia da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. Ela ocorreu em uma disputa entre Joaquim Antônio Souza, de 19 anos, de Niterói, e um relojoeiro alemão Theodor John, de 50, no ano de 1881.


Fontes:
http://norio2016.blogspot.com.br/2011/12/esportes-aquaticos-natacao.html
http://ilucas.com.br/?tag=joaquim-antonio-souza

Créditos da imagem:
tudosobrenatacao.blogspot.com              

Nenhum comentário:

Postar um comentário