terça-feira, 8 de outubro de 2013

Nas ondas de Floripa

por Lakshmi Jaya                                     
Na cidade de Florianópolis existe uma variedade de esporte bem grande, como o skate, futebol, natação, surf, capoeira, windsurfe, sandboard, etc.
O surf foi descoberto na Polinésia, quando alguns pescadores estavam saindo do mar e notaram que era muito mais fácil e ágil, retornar até a beira da praia deslizando nas ondas com os barcos. Com o tempo isso se tornou hábito da região. Alguns anos depois, nas ilhas do Hawaii, uns antigos reis começaram a surfar com grandes pranchas de madeira e esse hábito se tornou cultura do país.  Esse método foi se espalhando e se tornou um esporte mundialmente praticado. As pessoas surfam tanto como hobbie como profissão.
 A “ilha da magia” - nome apelidado pelos habitantes – é uma cidade localizada no leste do estado de Santa Catarina e é banhada pelo Oceano Atlântico.Florianópolis possui 42 praias e o surf é um esporte muito adorado pelo público.
 A gurizada tem talento, e gostam de correr campeonatos nas praias do Sul da ilha e do Norte. Contudo, há poucos atletas na cidade e esses são: Luan Wood (17 anos), Cauê Wood (21 anos), YrvinRavi (18 anos), Cainã Barletta (18 anos), Matheus Herdy (12 anos), entre outros... As praias mais indicadas para a prática do esporte na cidade são as do Norte da Ilha (Praia Brava, Santinho, Ingleses) , as do Sul da Ilha (Morro das Pedras, Matadeiro, Lagoinha do Leste, Naufragados) e as do Leste da Ilha (Praia Mole, Joaquina, Praia da Barra,  Moçambique) .
Yrvin - Praia do Matadeiro - Floripa
 Conseguimos uma entrevista com o atleta Yrvin Ravi, que contou um pouco sobre a sua história e sobre o surf.
Como você começou a surfar?
YrvinRavi: Comecei a surfar com 6 anos de idade com o meu pai, que já era surfista desde antes do meu nascimento. Ia todos os dias para a praia e meus pais perceberam que eu levava jeito pra coisa, e comecei a correr campeonatos.
Qual é a principal praia que você pratica o esporte? Tem algum aspecto ruim dessa praia?
YrvinRavi: Praia do Matadeiro. O ruim é que sempre aparece uns surfistas folgados que são de fora, e ficam se achando os donos do pedaço. O Matadeiro tem muito localismo, e os caras daqui não deixam os de outras praias surfarem por aqui.
Florianópolis é um bom lugar para pegar onda?
YrvinRavi: Sim, principalmente as praias do sul da ilha.
Você tem patrocínio? É difícil conseguir?
YrvinRavi: Não tenho, e espero ele desde que comecei a competir com uns 10 anos. É difícil sim. Tem que ser um excelente atleta, com garra e determinação.
Você corre muitos campeonatos?
YrvinRavi: Sim. Acabei de voltar do circuito Allas que ocorreu no México e já vou embarcar para a Venezuela neste mesmo circuito.
Você acha que os surfistas de Florianópolis podem se tornar bons atletas?
YrvinRavi: Todo mundo pode ser um bom atleta. Só tem que correr atrás e treinar MUITO! Sempre aperfeiçoamento o surf.

Referências:


Nenhum comentário:

Postar um comentário