domingo, 13 de outubro de 2013

O mundo sem dinheiro

 por  Lakshmi Jaya,
                                                 

Você já parou pra pensar como seria o nosso mundo sem a existência do dinheiro? Ou se de uma hora pra outra parassem de fabricar ele? Bom, muitas pessoas poderiam dizer que finalmente acabaria todas as guerras/conflitos existentes, ou que poderão existir. Mas, será mesmo? Se está ruim com ele, seria muito pior sem?

O dinheiro foi feito exatamente para facilitar a troca entre as pessoas. Antigamente era confuso, por exemplo, um fabricante de remédios precisando de arroz. O vendedor de arroz precisaria estar doente para comprar os seus remédios. Isso complicava muito no passado. Por isso criaram algo que simplificasse a vida de todos. A moeda.

Obviamente o comércio entraria em colapso se as pessoas tomassem essa decisão de banir o dinheiro. As cidades, conhecidas como os centros intensos da economia ficariam abandonadas, já que as pessoas teriam como única opção viver no campo a base da agricultura. Elas se organizariam em pequenas comunidades, para que cada família produzisse um item fundamental para a sobrevivência e as trocas seriam a base da confiança. As escolas, os empregos, tudo seria o fim. Pois os homens e as mulheres teriam que voltar a se dedicar ao campo, arar, colher, usar a força física e a habilidade manual. Os adolescentes e crianças iriam aprender a viver nesse novo mundo, sendo obrigados desde cedo a trabalhar na natureza.

E você acha que a humanidade ficaria melhor ou pior? A solução para todos os males seria viver em comunidade, em união com as pessoas e natureza? Ou seria melhor continuar do modo que está? Reflita e pense bem sobre isso. Quem sabe num futuro próximo isso aconteça... Ninguém sabe, não é mesmo?

Fontes: http://super.abril.com.br/cotidiano/se-dinheiro-deixasse-existir-625182.shtml



Nenhum comentário:

Postar um comentário