quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Os seres vivos mais perigosos da terra

por Lakshmi Jaya,
    
Você já parou pra pensar que as vezes os animais  que parecem  inofensivos, podem ser os mais perigosos de todos? Então, vou listar alguns principais.

Vou começar com o que é dito pelos estudos o animal mais agressivo, e que mata mais do que todos os outros animais selvagens, o famoso hipopótamo. Não vai pensando que ele é sossegado só por causa da sua aparência de “desligado”, é um animal que protege muito o seu território. Devasta qualquer um que tentar chegar perto. Os hipopótamos passam a maior parte do tempo na água, pois sua pele é muito sensível e não pode ficar exposta ao sol. Comem cerca de 200 kg de comida, e sua dieta é a base de plantas, eles são herbívoros. Podem ser encontrados nas planícies do continente africano, principalmente na Quênia, Uganda e Tanzânia.

Outro é o maldito mosquito. Quem nesse mundo gosta deles? Sugam nosso sangue, causam coceiras, irritações, e vem sempre na melhor época do ano, o verão. Porém, eles podem ser muito piores do que os que nós estamos acostumados. Alguns são capazes de transportar parasitas da dengue e da malária, causando rápida morte. Matam  mais de 2 milhões de pessoas no ano. Tem como gostar disso?

Agora vamos para outro animal, a cobra Naja. Elas vivem na Ásia e na África, existem cerca de 30 espécies diferentes nessas regiões. É um animal extremamente venenoso. As picadas de cobras causam muitas mortes do ano, e a Naja é uma das principais causadoras.  Algumas espécies conseguem dilatar parte do corpo, próximo a cabeça, para parecerem maiores e assustar os predadores. Todos falam que essa cobra é encantada pela música. Isso não passa de mentiras. Ela é surda. O motivo de seguir a flauta – como vemos nos filmes e desenhos, é porque ela seguiria qualquer outro instrumento ao se sentir ameaçada. Os “encantadores de cobra” as vezes passam xixi de rato (um dos alimentos favoritos da naja) na flauta, para que ela fique em posição de ataque (com a cabeça levantada e bem aberta).

Você já ouviu falar da Medusa? Seu nome cientifico é Box Jellyfish. Vive nos mares da Austrália. Possui uma toxina presente nos tentáculos, que é descrito como um choque elétrico quando encostado a pele. O individuo grita de dor, e acaba desmaiando. Pode causar parada cardiorrespiratória.

Esse com certeza ninguém conhece. A rã dardo venenoso dourada (phyllobates terribilis). Ela se encontra na América Central e do Sul, presente na floresta amazônica. Tem uma cor  chamativa, dourada, meio alaranjada. Possui um veneno que mata por contato, nem precisa ingerir para morrer. Ela tem 2 centímetros, e seu pouco veneno é suficiente para matar 1.500 pessoas.

No território africano encontramos muitos animais considerados perigosos, o Leão, o Elefante, o Búfalo africano, etc. O leão é um grande felino e um ótimo caçador, todos os chamam de “reis dos animais”, porque se encontram no topo da cadeia alimentar. Porém, estão cada vez perdendo mais o seu habitat,  aumentando assim o número de ataques aos humanos. Temos o elefante também,  pode fazer um grande estrago em quem o ameaçá-lo. Pelo seu peso (4 a 6 toneladas) e sua altura (4 a 6 metros de altura) são quase imbatíveis. E o Búfalo africano... Tem um corpo grande, mede 1,7 de altura e pesa 900 kg. É nativo das savanas, habitam a África Subsaariana. Geralmente vivem em manadas pequenas ou muito grandes, de 2 a 500 indivíduos. O verdadeiro perigo é quando surge uma manada dessas em abundância na direção de alguém.

E por último, e o mais importante de todos, considerado o mais agressivo: o ser humano. É responsável pela morte de muitos animais por dia. Pode causar a destruição do planeta e extermínio de todas as formas de vida. É inteligente, porém extremamente ignorante, é o único animal sádico, gosta de ver o seu semelhante sofrer e morrer. Acha que é superior aos outros seres vivos, por ser racional. Mas na verdade, apesar da ciência, tecnologia, ilusão e etc, tem muito a aprender com a vida.

Bom, esses foram alguns dos seres vivos que são considerados muito perigosos.  Mas o único que sai matando sem motivo, sem ninguém invadir seu território ou ameaça-lo é o ser humano!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário