domingo, 24 de novembro de 2013

Coca-Cola e suas verdades

por Yanka,

Há 127 anos, a fórmula da Coca-Cola diminui a qualidade de vida das pessoas. Como tudo isso começou?
Após a Guerra Civil Americana por volta de 1865, o farmacêutico John Pemberton, chega na cidade de Atlanta nos EUA em busca de uma clientela interessada em suas ideias e medicamentos. Tinha acabado de participar da guerra e havia sempre fracassado em suas criações até encontrar seu futuro sócio, Frank Robinson. Entre o ano de 1884 até 1920, foram lançadas muitas receitas da fórmula da Coca-Cola.
No começo da década de 1940, quando o Brasil entrou no cenário da segunda Guerra Mundial, os produtos da Coca-Cola passaram a ser trazidos junto com os soldados norte-americanos ao país. No fim da guerra, os produtos voltaram a ser trazidos ao Brasil por fábricas móveis acompanhadas por tropas. Em 1942 enfim, a Coca teve a inauguração da primeira fábrica de seu produto no Brasil no estado do Rio de Janeiro.
Como a Coca Cola investe seriamente em suas campanhas de publicidade, se mantém a maior marca de bebidas do mundo durante décadas. Com o inicio da Copa Mundial de Futebol no Brasil em 1950, a empresa da Coca-Cola lança o slogan “Isso faz um bem”, pois o refrigerante não estava sendo bem aceito pelos brasileiros que ouviam os boatos sobre os malefícios do produto. No momento, o guaraná liderava o ranking de melhor refrigerante.
A empresa investiu fortemente durante os próximos anos em suas campanhas positivas para desmitificar seus malefícios. A partir de 1960 a Coca-Cola passou a associar sua marca à felicidade e à bons momentos com slogans como “Abra um sorriso” e “Dá mais vida”. A Empresa também passou a apoiar a campanha “Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias” em 1993 usando ursos polares em suas animações. E para aumentar ainda mais sua popularidade no Brasil, lança a primeira lata do tema Papai Noel em 1995.
Voltando a década de 1980, a Coca é lançada em lata e em 1986 o mundo inteiro comemorou 100 anos de existência da marca. Em 2003, a Coca-Cola firma com o Comitê Olímpico Brasileiro, patrocínio às modalidades que se preparavam para as Olimpíadas de 2004.
“No mundo inteiro, cada garrafa de Coca contém extratos vegetais viciantes. Eles foram cuidadosamente escolhidos para engordar as pessoas e deixa-las felizes. Desde os segredos de seus ingredientes que derretem dentes e limpam tubulações, até o controle da quantidade de corantes de cada garrafa. Em sua fórmula podemos encontrar: cafeína, noz-de-cola e quantidades estratosféricas de açúcar. As que tiverem com níveis viciantes baixos são descartadas, eliminando a possibilidade dos consumidores se viciarem por outro refrigerante cancerígeno.”[1]
Mesmo assim, a Empresa não desiste de lançar novos produtos no mercado na tentativa de melhorar a imagem da marca.  Como foi o caso da Coca Zero lançada em 2007 com a ideia de ser menos prejudicial contendo menos açúcares que a Coca tradicional. Porém pesquisas atuais demonstram que há outras substâncias malignas no produto lançado. Também foi lançada a Coca-Cola Light Plus afirmando ter mais vitaminas.
“Atualmente, a Coca-Cola é um dos produtos mais consumidos e capitalistas do mundo por investir cada vez mais em suas campanhas publicitárias. O alto número de venda da Coca mantém seus acionistas com conforto e segurança, enquanto seus consumidores arcam com consequências relacionadas à saúde.” [2]
 Referências:






[1]  Trechos do vídeo “Conheça a verdade sobre Coca-Cola” do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=pQWDNd8Wt8k

[2] Trechos do vídeo “Conheça a verdade sobre Coca-Cola” do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=pQWDNd8Wt8k

Nenhum comentário:

Postar um comentário